segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pense bem antes de compartilhar suas dificuldades.





Quem, apesar de crente, nunca viveu ou está vivendo situações difíceis na vida ao ponto de fazer questionamentos do tipo: por quê estou passando por isto? Ou o que fiz para merecer este sofrimento? Ou ainda, será que Deus não está vendo?. Quando estou passando por duras provações e, diga-se de passagem, no momento estou, me pego fazendo essas indagações. Nesses momentos, pensava em compartilhar com alguém, e era o que fazia, porém depois que, ao desabafar com algumas pessoas sobre o que estava passando e que estava fazendo as indagações descritas acima, descobria, pouco depois, que inúmeras outras pessoas estavam sabendo das minhas dores e dúvidas, e o pior é que me criticavam duramente. Hipocrisia! É, às vezes, somos hipócritas. O que eu tratava como hipocrisia nestes casos era a atitude de pessoas que não tinham passado por metade das situações ruins que passei e se sentiam no direito de lançar duras críticas à forma como, a princípio reagir a elas; alguns que sentiam o direito de dizer que aquilo não se tratava de cristianismo e que quando passou por algo semelhante tomou atitudes piores, também demonstrou hipocrisia. 
 
Quero deixar bem claro porém, que há pessoas maduras o suficiente para ouvirem e contribuírem com bons conselhos, que serão capazes de resistir a tentação de espalhar fofocas, o que traria danos, pessoas que se não poderem ajudar, não atrapalharão, e já estão ajudando só em ouvir. 
Às vezes queremos só desabafar. Contar com o apoio de alguém. Quando Jesus estava no Monte das Oliveiras, prestes a ser preso, julgado injustamente e morto pelos nossos pecados, quis contar com o apoio dos discípulos e esse apoio seria mostrado, por parte dos discípulos, em eles terem ficado vigiando com Jesus, no entanto se deixaram vencer pelo sono. 

CONCLUSÃO

Sentimos a necessidade de compartilhar nossas dores. No entanto, analise as pessoas com quem você está se relacionando, contando os seus problemas, elas podem não ser amigas, podem não ter maturidade espiritual. Os ouvintes procurem ser bons ouvintes e pensem bem antes de aconselhar. Suas palavras podem ser dados inflamados lançados com força destruidora a um coração vulnerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário